Prefeitura do Rio abre seleção interna para reforçar Força Municipal
07/04/2026
(Foto: Reprodução) Prefeito Eduardo Cavaliere durante reunião semanal sobre atuação da Força Municipal
Marcelo Alves/ TV Globo
A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (7) o edital para a seleção de mais 600 agentes da Guarda Municipal que irão integrar a Força Municipal, grupamento de elite da corporação.
A Força Municipal atua no combate a roubos e furtos em áreas de maior incidência desses crimes na cidade e possui autorização para o porte de armas de fogo. O processo seletivo é exclusivo para guardas municipais já efetivos, que manifestem interesse em integrar o grupamento.
"Que a gente tenha novos 600 agentes parte da divisão de elite da Guarda Municipal até agosto de 2026, concluindo os 1,2 mil agentes da Força Municipal previstos para este ano", destacou o prefeito Eduardo Cavaliere.
Entre os principais requisitos exigidos estão:
Apresentar Conceito Disciplinar Profissional “Excelente”;
Não possuir condenação penal;
Não ter sofrido penalidades administrativas graves nos últimos cinco anos;
Estar apto física e mentalmente;
Não estar em readaptação funcional nem com redução de carga horária.
O processo seletivo será composto por diversas etapas, incluindo avaliação da ficha profissional, investigação social, exames médicos e toxicológico, além de avaliação psicológica e teste de aptidão física.
Força Municipal
Força Municipal do Rio
Rafael Nascimento / g1
A Força Municipal iniciou suas operações no dia 15 de março, com as primeiras áreas de atuação definidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, com base nos índices de roubos e furtos registrados na cidade.
As primeiras regiões atendidas foram o Jardim de Alah, na Zona Sul, e o entorno da Rodoviária do Rio. Em seguida, o grupamento passou a atuar nos terminais Gentileza e na região da Leopoldina.
Posteriormente, as ações foram ampliadas para a Avenida Presidente Vargas, o Campo de Santana, a Central do Brasil e a Cinelândia. De acordo com a prefeitura, a próxima área a receber o reforço da Força Municipal será o bairro de Campo Grande, na Zona Oeste.