Justiça autoriza retorno de Rogério de Andrade a presídio no Rio
29 de outubro - Rogério Andrade, o maior bicheiro do Rio, é preso por mandar matar o rival, Fernando Iggnácio, executado em novembro de 2020.
JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
A Oitava Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por maioria, revogar o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) imposto ao contraventor Rogério de Andrade, autorizando seu retorno ao sistema penitenciário do Estado do Rio de Janeiro.
A decisão, que teve relatoria do desembargador Marcius da Costa Ferreira, foi tomada no julgamento de um pedido de habeas corpus feito pela defesa de Rogério .O pedido foi parcialmente acatado: o tribunal revogou o Regime Disciplinar Diferenciado para o contraventor e permitiu o retorno a um presídio do Rio, mas manteve a prisão preventiva de Andrade, acusado de chefiar organização criminosa e mandante do homicídio de Fernando Iggnacio, ocorrido em 2020.
Após a decisão, a Justiça Federal em Campo Grande (MS) confirmou o retorno. O juiz Rodrigo Vaslin Diniz, da Corregedoria dos Presídios da Penitenciária Federal de Campo Grande, revogou uma decisão anterior que mantinha Andrade na unidade federal e determinou que o detento seja transferido em até 20 dias.
Rogério foi preso em outubro do ano passado. Além do inquérito sobre a morte de Fernando Iggnacio, ele também é investigado em outros procedimentos - um deles apura a distribuição de propina a batalhões da PM e delegacias.
Rogério Andrade é transferido para presídio federal no Mato Grosso do SulFONTE: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/11/17/justica-autoriza-retorno-de-rogerio-andrade-a-presidio-no-rio.ghtml